A lapidação é o processo que transforma a pedra bruta numa gema valiosa, pronta para ser utilizada em brincos, anéis, colares e pulseiras. Esse trabalho pode ser realizado de diferentes formas, resultando numa peça com um diferencial estético de brilho, cor e formato.
Quanto mais elaborado for o processo de lapidação, mais especial a joia se torna. E nada melhor do que poder eternizar sua personalidade numa peça única.
Hoje, vamos contar um pouco mais dos tipos de lapidação utilizados aqui na Carla Amorim para que cada joia receba um toque especial de luxo e sofisticação. Confira!
1: Lapidação Brilhante
É o tipo mais antigo e conhecido. Se popularizou por conta do diamante. A lapidação forma 33 facetas na parte superior da pedra – também chamada de coroa. Já a parte inferior da pedra recebe 24 ou 25 facetas. A técnica garante ainda mais brilho à pedra, trazendo um ar de elegância e glamour num exuberante show de cores e contraste.
2: Lapidação Esmeralda
Também muito popular, este processo de lapidação recebe o nome da pedra constantemente lapidada com a técnica. Consiste na criação de desníveis chamados “degraus” na parte paralela, formando um octógono.
3: Estilo Coração
Este tipo de lapidação é muito utilizado em joias para presentes. Com um toque romântico, é uma lapidação que requer experiência do profissional, para que a pedra fique com o formato perfeito.
4: Lapidação Cabochon
A lapidação não consiste só na criação de desníveis na pedra, e este tipo prova que a pedra mantém sua beleza. Esta lapidação deixa a pedra lisa e tem o objetivo promover o reflexo de cores – criando um efeito óptico de pedras preciosas opacas, como da opala, por exemplo. Seu formato é arredondado e convexo na parte superior.
5: Lapidação mista
Aqui, a gema recebe uma lapidação com duas variedades – sendo uma parte facetada e outra completamente lisa. O resultado é altamente atrativo e ideal para pedras transparentes. Algumas das pedras mais comumente lapidadas com essa técnica são a jaspe, ágata, olho de tigre, olho de falcão, calcedônia, quartzo azul e quartzo verde.
6: Lapidação princesa
A lapidação princesa é popular e chama a atenção pelo seu formato quadrado de quatro pontas. Com mais de 50 facetas com formato chevron, a pedra fica definida com uma cintilação única.
Dependendo da proporção entre comprimento e largura, a pedra pode parecer quadrada ou retangular.
7: Lapidação oval
Quem quer elegância de forma exponencial, a lapidação oval é uma perfeita opção. Suas facetas criam a ilusão de dedos mais longos, deixando as cores da pedra ainda mais cintilantes. Ideal para pessoas que querem expressar uma personalidade forte com uma joia de alta qualidade.
Conte-nos, qual lapidação é a sua preferida? Navegue por entre as nossas coleções – você vai encontrar peças com as mais diversas lapidações, justamente para destacar toda a beleza dos designs criados por Carla Amorim.
Todas as nossas peças podem ser encontradas nas nossas lojas por todo o Brasil – ou então no nosso site. Faça já o seu pedido!